Buscar

#11 O Poder que um Hábito tem em nossas vidas | Leitura de Impacto

No vídeo dessa semana, eu gostaria de compartilhar com você uma leitura que mudou a minha perspectiva sobre mudanças e como um hábito tem um grande peso sobre isso.


O Poder do Hábito traz vários estudos de casos com o intuito de mostrar como um hábito influencia em nossa rotina e como é possível inserir um novo ou tirar um de nossas vidas.


O livro mudou a minha perspectiva no sentido de que, se eu quero mudar algo na minha rotina e/ou nos meus atos, eu preciso começar com uma pequena ação diferente por vez, pois há estudos que dizem que o cérebro leva de 21 à 60 dias para reprogramar a mudança e assim, a nova rotina.


Por isso, enfatizo muito aos meus clientes: “Você quer mudar a sua vida? Comece pela ação que você considera a menor e mais boba de todas.” Porque é a partir daí que a mudança vai acontecer de forma eficaz e efetiva.


Eu dei um exemplo no vídeo e aqui, vou compartilhar a minha segunda e mais relevante experiência com este aprendizado.



Exercícios físicos sempre foram um martírio para mim. Nunca gostei mesmo! Porém, quando fui dispensada da última empresa, por causa da crise há 1 ano, eu percebi que eu precisava ocupar mente e corpo. E uma das coisas que escolhi fazer foi a caminhada. Comecei não me cobrando mesmo, porque eu sabia que seria um verdadeiro desafio no início e fui tomando gosto aos poucos.


3 meses depois, eu comecei a correr e tive uma lesão no joelho. Descobri um problema genético e por isso, preciso fazer fortalecimento dos joelhos a minha vida toda. Foi, então, que a minha prima sugeriu o pilates. Apesar de sempre ter evitado academias e estúdios, não teve jeito. Era uma questão de saúde!


6 meses depois, fazendo 2 aulas por semana com 1 hora de duração cada aula, posso dizer que não consigo mais ficar sem o pilates, pois foi um hábito que introduzi na minha vida. E veja bem: não faço todos os dias! E não apenas gosto muito dos exercícios que isso também influenciou na organização e disciplina dos meus horários e também, na minha alimentação.


1 pequena ação = 1 nova rotina e vários benefícios


Então, a minha proposta de hoje para você é: qual pequena ação que vai te ajudar a inserir um novo hábito ou tirar um, que será muito importante, para que você dê mais um passo a frente rumo aos seus sonhos/objetivos?