Buscar

5 Benefícios para Você Acordar Cedo

As pessoas que dizem ter um ritmo “da noite”, provavelmente, questionam e duvidam que o acordar cedo possui algum benefício. E tudo bem! Nós temos diferentes ritmos de vida e cabe à cada um descobrir o que melhor funciona na sua rotina.

No meu caso, sempre fui a pessoa “da manhã” e por isso, gostaria de compartilhar estes benefícios para te mostrar como isso impacta em nosso foco, produtividade e também, bem estar.

1. Com ou sem filhos, levantar cedo te permite aproveitar um tempo tranquilo reservado só para si mesmo.

Você pode se exercitar, tomar um bom café da manhã, fazer as suas leituras com calma, entre outras coisas, sem a interrupção de outras pessoas. Além disso, normalmente, as pessoas começam as suas atividades de trabalho ou acadêmicas e iniciam contato mesmo com outras pessoas, segundo estudos, a partir das 9h.

Acordando umas 7h, por exemplo, dependendo da distância e tempo da sua casa até o trabalho, é possível fazer muitas coisas entre estes horários para o seu próprio bem estar ou ainda, organizar com calma as coisas do seu dia e/ou do dia da sua família antes que todos acordem.

2. Chegar no trabalho antes de todos ou da maioria dos colaboradores

O horário que, normalmente, levanto da cama, durante a semana é 7h, mas quando trabalhava fora de casa, não passava das 6h.

Nas últimas duas empresas que trabalhei, não havia horário fixo e na verdade, a empresa preferia que os colaboradores chegassem um pouco mais tarde e começassem o expediente entre 9h e 10h, devido à área de atuação. Porém, eu sempre chegava no local até umas 7h15, o que era ótimo, pois não havia ninguém ainda no escritório!

Com isso, eu conseguia tomar o meu café da manhã, fazer algumas leituras, responder e-mails pendentes e ainda resolver assuntos pendentes, sem a interrupção de ninguém. Ou seja, eu tinha muito mais foco e era mais produtiva no trabalho neste período.

O mesmo acontece, atualmente, no meu trabalho: por mais que eu não vá a um escritório, os meus clientes, parceiros, além de amigos e família, começam a entrar em contato comigo, normalmente, após às 9h. O que me ajuda muito a me concentrar no que preciso antes disso.

3. Acordar cedo faz a sua rotina, num geral, ter mais qualidade.

Ao acordar cedo, sinto que o meu dia rende mais e tenho mais qualidade de vida, pois consigo fazer as coisas com mais tranquilidade e mais foco e os meus horários ficam melhor regulados, como o da alimentação, por exemplo.

Com o passar dos anos, tenho dado mais valor às minhas refeições, pois sinto muita diferença no meu corpo.

Então, se eu acordo cedo, tenho horário do café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Claro que não é só o “comer na hora certa” que beneficia a minha saúde, a qualidade dos alimentos, refeições saudáveis, etc, também contam muito, mas só o fato de ter esses horários mais regulados, já consigo cuidar da minha mente e corpo. E isso impacta muito em nosso desempenho diário!

4. Dependendo do seu ritmo de trabalho, você pode ter mais tempo no fim do dia para você e sua família

Por conta desse meu ritmo mais diurno, eu lembro que a partir de determinado horário, no final do dia, eu já não conseguia produzir como antes. Isso já é um sinal do corpo apontando o cansaço do dia e que você precisa descansar corpo e mente.

Assim, eu unia o útil ao agradável: já que a minha mente não conseguia mais produzir como na parte da manhã, eu aproveitava o fim do expediente para passar mais tempo com a família, encontrar amigos ou fazer algo para mim. Se fosse o contrário, com certeza, eu não seria tão produtiva em meu trabalho.

5. Reduz a ansiedade

Por eu acordar mais cedo, consigo cuidar da minha alimentação e saúde, organizar e planejar as minhas atividades e compromissos com calma e só esses dois itens, assim como eu já tenho compartilhado em outros posts e vídeos, já ajudam muito a minimizar a minha ansiedade.

Primeiro, porque uma mente e corpo bem cuidados, tornam-se bem dispostos para aguentar o dia de trabalho e uma prévia organização direciona muito as minhas ações, sem que eu tenha que me preocupar muito com atividades mais ‘automáticas’ e corriqueiras para assim, ter mais energia e foco para outras questões do dia, como imprevistos, por exemplo.

Há muitos outros benefícios, mas gostaria de compartilhar a minha experiência para que você possa analisar se a sua rotina, da forma que ela se encontra hoje, é benéfica para você ou se no fim do dia ou da semana, você se sente exausto e sem energia. Se a última opção, acho que vale mudar os hábitos a partir de agora, o que acha? 😉

#bemestar #organizaçãoprofissional #foco #organizaçãopessoal #produtividade #ansiedade

Posts recentes

Ver tudo

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações qu