Buscar

[Carreira] Importância da Competência – Negociação

negociacao

Baseado na revista VOCÊ SA de Setembro/2016, achei interessante falarmos neste mês sobre “a arte de negociar”. É cada vez mais valorizada nas corporações e importante para o dia a dia do trabalho e para o desenvolvimento pessoal.

Com a minha vivência de mais de 12 anos com Desenvolvimento de Pessoas, as pessoas acabam me perguntando muito sobre quais são as competências mais demandadas no mercado de trabalho. E a capacidade de negociar é uma das mais requisitadas, pois o mundo de negócios, que por gerações foi hierárquico e com um modelo autoritário de tomada de decisão, mudou.

É só olhar para as famílias que, há três décadas atrás, as crianças eram educadas a se subordinar aos seus pais. Hoje as crianças são educadas a questionarem e opinar sobre tudo. Uma mãe ou pai que dêem uma ordem tipo “vai dormir”, certamente receberão um “por quê?” ou “pode ser depois que terminar este desenho?”. E aí está estabelecida a negociação.

E, por isto, desenvolver esta competência está além de ser só requisitada para uma área comercial. Só o conceito da negociação, hoje, mudou para o ganha-ganha e não de levar vantagem.

Então, vamos para algumas dicas práticas de como chegar ao sim, onde ambas partes saiam ganhando:

  1. Separe bem as pessoas do problema objeto da negociação;

  2. O foco deverá estar direcionado aos interesses em jogo e não em manter posições ou opiniões;

  3. Procure sempre alternativas de mútuo interesse;

  4. Procure usar critérios objetivos e não suposições.

Estudar mais a fundo esse assunto certamente vai ajudá-lo a se tornar um profissional melhor.

E você como se avalia nesta competência Importância da Competência?

Espero que tenham gostado! Se mesmo com estas dicas você está tendo dificuldades e problemas para mudar de fato sua vida, convido você a conhecer mais a fundo meu trabalho e realizar um processo de Coaching comigo????.

Grande Abraço e até logo????

#colaboração #carreira #coaching #desenvolvimento #autoconhecimento #autodesenvolvimento #competência

Posts recentes

Ver tudo

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações qu