Buscar

Como Fazer um Mapa Mental | Indicação de App

Mapa mental é um diagrama elaborado para representar ideias, tarefas ou conceitos que estão relacionados, de alguma forma, com uma ideia central. Na prática, você trabalha com ideias e conexões.

Essa técnica é muito utilizada nas empresas para estruturação e viabilidade de projetos. Porém, tem sido cada vez mais usado também para organização e planejamento pessoal/profissional.

Eu, sinceramente, não via tanta vantagem em fazer o mapa mental até o final do ano passado, pois eu sempre gostei mais de utilizar as listas para me organizar e planejar.

Mas foi num vídeo da blogueira Mariana Menezes, a qual indicava alguns aplicativos de organização, que eu decidi montar um mapa mental através do Mindly.


Mindly BG

Confira o passo a passo abaixo sobre como montar o Mapa Mental no aplicativo ou também no computador:

1. Insira a ideia ou o foco principal

2. Adicione o primeiro elemento (relacionado à ideia principal)

3. Clique no elemento adicionado

4. Adicione subelementos

Mindly quadro 1

Fonte: Site Mindly


Na minha opinião, é um aplicativo de fácil manuseio, simples, intuitivo, mas com os detalhes que você precisa para as suas anotações. Como eu, particularmente, não gosto de aplicativos com milhares de recursos, pois acho que perco o foco com tantas opções, o Mindly já me agradou com o seu layout.

Fora que você pode brincar com as cores, inserir emojis e fazer outras anotações dentro de cada elemento adicionado. E você não precisa se prender apenas à um tema principal. Você pode criar quantos você quiser para, por exemplo, desmembrar em projetos.

Mindly quadro 2

Fonte: Site Mindly


Confesso que sempre fui metódica, então as listas sempre me atenderam muito bem, mas com o Mindly tive uma experiência que eu nunca tive: deixar a minha mente mais solta para conectar cada parte e projeto da minha vida. Foi muito interessante e gostei bastante do resultado!

Assim como já compartilhei no post “Como Fica o Meu Trabalho com a Maternidade”, eu tenho as minhas preocupações e anseios sobre a volta ao trabalho, mas estou mais tranquila de já ter estruturado os meus projetos pessoais e profissionais, o que foi possível e com uma melhor visualização através do Mindly.

Não estipulei metas ou objetivos, pois não é essa a intenção do Mapa Mental, mas sim organizar as ideias e identificar a viabilidade de tudo. E foi ótimo ver a minha vida mapeada.

“Sua mente é para ter ideias e não para mantê-las” (David Allen, autor do livro “A Arte de Fazer Acontecer“)

E um dos grandes benefícios com o Mapa Mental é poder trabalhar o seu foco, mas para que você possa ver, de forma geral, para onde quer caminhar e como chegar lá.

Sugiro muito que você estruture o seu próprio Mapa Mental, o consulte periodicamente e faça os ajustes que achar necessário. E principalmente, deixe a mente livre para te trazer todos os pensamentos e ideias.

Claro, há outras opções de ferramentas e aplicativos para você elaborar o Mapa Mental. Essa é só uma sugestão que trago e que funcionou para mim. Espero que te ajude também!

#organizaçãodevida #planejamentopessoal #planejamentoprofissional #mindset #foco #produtividade #mapamental

Posts recentes

Ver tudo

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações qu