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Como organizar a casa e a rotina para o Outono

A organização, de modo geral, seja da casa, rotina, trabalho ou finanças, varia e depende muito de acordo com o perfil e hábitos de cada pessoa, mas uma outra referência que, talvez, poucos utilizem como base, é a mudança das estações do ano.


Quem nunca usou uma blusa de frio com cheiro de "roupa guardada há muito tempo"? E basta vestir que começam as crises alérgicas, por causa da poeira, ácaros, acumulados na peça? Ou quem nunca deixou os exercícios físicos de lado, porque é muito difícil sair da cama em dias mais frios?


Pois bem, há algumas coisas e adaptações que podemos fazer para deixar o nosso dia a dia mais prático e confortável também nas trocas de estações.


Neste post, quero compartilhar a minha organização de Outono.


Nessa estação, que começa no final do mês de Março e antecede o inverno, percebemos um aumento dos ventos, a queda de temperatura ao longo do dia e com mais frequência no período. Além disso, há uma redução do volume de chuvas e da umidade do ar, o que influencia muito no aumento de doenças respiratórias.


E no meu caso, por causa das doenças auto imunes (urticária colinérgica e dermatite de contato - conto melhor sobre isso em outro post), eu preciso aumentar alguns cuidados.


Segundo o livro "Mude seus horários, mude sua vida", escrito pelo Dr. Suhas Kshirsagar, um dos profissionais de medicina ayurvédica mais renomados dos Estados Unidos, sobre o corpo e as estações do ano:

"Todo mundo tem uma estação em que se sente ótimo e provavelmente outra em que tem mais dificuldade. Ao compreender a energia de cada estação, você pode preparar o corpo para se manter saudável e equilibrado o ano todo"

Sabendo disso, seguem abaixo algumas dicas de como se organizar para o Outono, o que já é um preparatório para a próxima estação também, o Inverno.


CASA

  • Destralhe: na minha casa, temos o hábito de desapegar (doar, descartar, vender) tudo aquilo que não vemos mais sentido manter e fazemos isso com frequência. Se compramos roupas, revisamos o que temos para não acumularmos nada. O mesmo acontece com os demais itens da casa. Isso ajuda muito a abrir espaço na sua casa, não só para novas aquisições, mas para que você também possa organizar melhor e de forma mais funcional os seus espaços, por exemplo. E não sei você, mas a sensação que eu tenho é de leveza e saber que posso ajudar outra pessoa, é muito satisfatório também.

  • Aproveito a sessão desapego e já reviso as roupas de frio para ver as condições de uso, compro aquilo que percebo que será necessário para esta estação para mim e para o meu filho (criança é uma troca de guarda roupa, praticamente, a cada estação - risos nervosos) e já coloco tudo para lavar.

  • Separo e reviso também os cobertores e lavo o que for necessário.


ALIMENTAÇÃO

  • Hidrate: tomar muita água/líquido ao longo do dia é uma recomendação para qualquer estação, mas aqui a atenção precisa ser maior por causa da redução da umidade do ar. Para quem não gosta muito de água, sugiro saborizar a água ou fazer chás que são ainda melhores, por trazer mais conforto ao corpo em dias e/ou noites mais frias.

  • No verão, devido ao calor, preferimos alimentos mais leves e refrescantes, mas com a queda de temperatura, o nosso corpo muda essa necessidade e aumenta o consumo de energia. Então, pensar num cardápio com essas mudanças como inserir sopas, mais grãos, oleaginosas (consulte sempre uma nutricionista), ajuda na hora de fazer a lista de compras e na organização financeira também.

  • Cuide do seu sistema imunológico, pois nessa época do ano, o índice de doenças respiratórias aumenta muito, principalmente, entre as crianças. Para o meu filho, a pediatra recomendou um suplemento de vitamina C como reforço. E doenças auto imunes também demandam mais cuidados. Então, eu faço um acompanhamento constante e ao longo do ano para que, nessa época, eu esteja com a imunidade mais preparada. Consultes as(os) profissionais para te direcionarem quanto a isso.

AUTOCUIDADO

  • Troque a sua rotina de cuidados, de acordo com a necessidade da sua pele. A minha pele fica muito mais seca e sensível nessa época do ano, então preciso trocar os produtos leves em textura gel creme por hidratantes. Em dias mais frios e mais secos, os hidratantes precisam ser ainda mais cremosos.

  • Adapte a sua rotina de exercícios. Vamos combinar que não é fácil acordar cedo para se exercitar em dias frios, não é mesmo? Mas para não deixarmos de cuidar do nosso corpo e imunidade e não voltarmos a praticar exercícios apenas para o próximo projeto verão, adapte a frequência e ritmo de exercícios ou troque o tipo também. Entender o que fica mais fluido para o seu dia a dia, nessa mudança de estação, vai facilitar as práticas e te ajudar a manter o corpo e mente saudáveis.

Hábitos fazem parte de uma construção diária e quanto mais saudáveis e fluidos forem na sua rotina, você sentirá uma maior sensação de bem estar, o que impacta, diretamente, na sua disposição e motivação com relação a sua vida como um todo, inclusive, com relação à sua organização financeira.


Doido, né? Em outro post, falo melhor sobre como os nossos hábitos influenciam as nossas finanças.


E me conta aqui se você já se organiza e o que faz nas mudanças de estações!

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