Buscar

Como Organizar a Rotina Pessoal e do Trabalho

Você sabia que para bebês e crianças a rotina é imprescindível para o desenvolvimento deles? E sabe por quê?

Pois uma vez que a rotina é estabelecida a criança se sente mais segura para observar, aprender e fazer coisas novas. Eu acompanho isso com o meu filho que, atualmente tem 2 anos, mas desde que nasceu mostra uma necessidade muito grande de uma rotina muito bem estabelecida. Claro que houveram adaptações e imprevistos até aqui, mas foi importante perceber o quanto a rotina faz toda a diferença no sono, comportamento e consequentemente, desenvolvimento dele.

E adivinha: para nós, funciona da mesma forma!

Com uma rotina estabelecida, é possível organizar melhor as atividades e responsabilidades relacionadas à casa, trabalho, estudos, filhos, etc e assim, nos sentimos mais confiantes em tomar decisões e fazer escolhas no dia a dia.

E não há fórmula mágica ou a maneira mais correta para definir uma rotina, pois depende muito do perfil e estilo de vida de cada um, mas vou compartilhar aqui como faço as readaptações, principalmente, em momentos como esse que estamos vivendo de isolamento social, home office e mudanças de rotina, por conta do COVID-19.

  1. Se você tem objetivos e metas definidos, revisite as suas anotações e reflita sobre os mesmos e o seu momento atual. Se ainda não os tem, sugiro que, mesmo com o futuro tão incerto, você também reflita sobre objetivos e metas, só que mais a curto prazo.

  2. Observe como você está emocional e psicologicamente, como você quer se sentir daqui em diante e o que você quer fazer para que isso aconteça.

  3. Pensando nos primeiros tópicos e no seu dia a dia, liste as responsabilidades e atividades que são e serão feitas com frequência e com qual frequência.

  4. Se você mora com outras pessoas, converse com elas como vocês podem dividir as tarefas da casa e com os filhos, se for o caso

  5. Pesquise e escolha uma ferramenta ou materiais que possam te ajudar a organizar e compartilhar, com quem for necessários, os horários, atividades e compromissos

Como Eu Defini a Minha Rotina Atual

No meu caso, a primeira semana do isolamento social/quarentena foi muito difícil, mas percebi que o meu emocional estava bem abalado. E isso aconteceu, não só por conta da tensão com as notícias e medidas sobre o covid-19, mas também porque eu vinha de situações pessoais delicadas e estressantes e por ter me visto, de repente, em casa de novo, após recentemente conseguir voltar a trabalhar fora de casa, numa parceira muito querida, a Apis Coworking.

Ou seja, eu estava tensa, estressada e muito frustrada!

Depois dos dois primeiros dias assim, percebi que o meu filho estava sentindo tudo isso e começou a não dormir tão bem, estava entediado em casa, por causa da suspensão das aulas, estranhou a mudança repentina da rotina e sente falta até hoje de sair de casa e ir ao parquinho como fazíamos quase diariamente. E com isso, passou a ficar mais irritado e mais emotivo também.

E a partir daí, tomei uma decisão: readaptar a nossa rotina urgentemente!

Rotina do filho definida com blocos adesivos na parede de casa

Fiz todo o passo a passo que mostrei anteriormente e percebi que ele sempre foi e será a minha primeira prioridade. Então, defini toda a rotina dele primeiro e com base nisso, é que eu organizo a rotina da casa e do trabalho, pois se o meu filho estiver bem, o restante flui melhor para mim.

Uma semana depois, posso dizer: fiz readaptações conforme a necessidade de cada um em casa, mas ter essa rotina dele definida e sim, na parede com blocos adesivos, visível para todos da casa, não só me ajuda, mas como tem ajudado também a direcionar o meu marido que, pela primeira vez na vida, concilia o trabalho totalmente home office com os afazeres da casa e os cuidados com o nosso filho ao longo do dia.

E você não precisa ter tudo super bem definido e a rotina não precisa ser engessada, de modo que você não possa readaptá-la conforme outras necessidades ou emergências aparecerem. Mas defina, teste e aplique!

Acredite: faz muita diferença!

“Mas, Akemi, eu nunca tive rotina e vivo bem assim”

Será mesmo que a sua vida é completamente sem rotina?!

Mesmo que você não tenha uma rotina com horários definidos, mas provavelmente, em algum momento do seu dia, você faz uma sequência, mesmo que mínima, de atividades. Por exemplo, acordar, escovar o dente, tomar banho e tomar café da manhã. Pronto, você já tem uma rotina!

Levantei essa questão, pois por mais imprevisível que a sua rotina seja ou será daqui em diante, num geral, por qual seja o motivo, algum bloco do seu dia você tem como base para fazer outras atividades ou tomar decisões. Então, sugiro que você coloque em prática o passo a passo sugerido.

“Rotina não significa que você vai ter tudo organizado e vai fazer exatamente tal atividade naquela hora e minuto, mas sim definir quais são as suas prioridades atuais e como você vai organizar as responsabilidades e compromissos ao longo do seu dia e semana, de forma que você consiga dar a devida atenção a estas prioridades e a si mesma

Comenta aqui qual a sua maior dificuldade hoje para definir a sua rotina ou o que você já fez para defini-la.

#ansiedade #foco #organização #planejamento

Posts recentes

Ver tudo

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações qu