Buscar

Como (Re)Organizar a Empresa

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações que estavam tomando precisariam ser pausadas. 

Porém, eu também não posso esperar em casa, pois tenho esse privilégio, que as coisas se resolvam para eu então fazer alguma coisa. E após esse período inicial, comecei a me questionar:

Dentro das minhas atuais possibilidades e alcance, o que eu possa fazer agora?

Comecei a entender melhor a minha nova realidade, fiz alguns estudos, procurei ajuda na Internet, passei por uma Mentoria online e enquanto escrevo este post, ainda estou em momento de organização e replanejamento.

Organização e rotina não são fixos, então podemos ajustar de acordo com a nossa realidade a qualquer momento. O problema está em não ajustar e fazer isso encaixar numa realidade que não existe mais. É como patinar no mesmo lugar e insistir para chegar no seu destino, entende?

Enfim, após esse período de luto, de estudos e mentoria, comecei a pensar em como eu posso ajudar as pessoas com o conhecimento e experiência que tenho. Por isso, vou compartilhar aqui um passo a passo simples para organização empresarial que pode ser aplicado a qualquer momento, não só em meio a essa pandemia. 

Sabe aquela organização e planejamento da sua empresa que você adiou fazer até agora, seja financeiro ou não? Ou você já tem um planejamento feito há alguns meses? 

Então, mais do que nunca e independente dos casos acima, essa é a hora para estudar, analisar e planejar, mesmo que o planejamento seja para curtíssimo prazo ou para apenas hoje. E claro, agir!

O passo a passo que vou compartilhar é só uma sugestão, porque cada um adapta à sua realidade e vou repetir em todos os posts: NÃO EXISTE fórmula mágica do sucesso ou para sair da crise, etc! Tudo depende da nossa reação à situação e momento atual.

Espero que te ajude de alguma forma e claro, se tiver outras sugestões, compartilha nos comentários, combinado? Vou adorar essa troca de experiências!

O primeiro ponto que gostaria de colocar é o não se comparar com outras empresas e isso não é só agora, mas a qualquer momento. É difícil, eu sei e claro que, inevitavelmente e necessariamente, precisamos estudar o mercado, avaliar as condições econômicas, etc, mas evite observar muito se empresa X está indo melhor ou ainda vendendo mais do que a sua em tempos de crise. 

Já estamos angustiados o bastante com um vírus desconhecido afora, então vamos cada um focar no próprio negócio, como ajustar a empresa e como ajudar uns aos outros, combinado?

Segundo ponto: estude as suas habilidades, produtos e serviços e como isso pode chegar até o seu público, diante das restrições e medidas preventivas dessa quarentena.

  1. Você pode oferecer os serviços de forma online, através de vídeos personalizados para cada cliente, lives nas redes sociais, cursos online em tempo real ou não, consultorias por videochamada, etc?

  2. Os produtos podem ser entregues através do serviço de delivery, seguindo as normas de higiene e prevenção contra o covid-19?

Sugiro que utilize post its para fazer esse exercício. Reserve uma parede com um bom espaço vazio, para cada serviço ou ideia, escreva num post it e coloque nessa parede e brinque com os papéis para estruturar o seu planejamento.

Terceiro ponto: sugiro que separe um local físico ou digital para centralizar as suas anotações e tenha isso com fácil acesso para captura de ideias, onde você estiver e no momento que as tiver, pois ajuda muito para fazer análises, planejamentos e tomar futuras decisões.

#empreendedorismo #organizaçãoempresarial #planejamentoempresarial #prioridades

Posts recentes

Ver tudo