Buscar

Como Você Lida com o Excesso de Informação?

Outro dia, essa notícia começou a rodar no meu feed do Facebook:


Notícia Estadão de 2014

Só pela chamada, achei um absurdo, pois achei que estavam pintando para apagar todo o grafite da Avenida. Cliquei no link para ver a notícia em detalhes e era exatamente o contrário do que eu pensei: era um incentivo da Prefeitura às artes, no qual 450 artistas receberiam um kit para deixar a sua obra no que seria o “maior corredor de grafite da América Latina”.

As pessoas que só viram a chamada reagiram, no Facebook, com emojis tristes, porque, assim como eu, tiveram a primeira interpretação, mas não abriram o link.

Qual não foi a minha surpresa quando uma das pessoas comentou “Notícia de 7 de dezembro de 2014”? 2014!! E na chamada mesmo indica “fevereiro de 2015”. Não tinha como achar que era alguma notícia recente mesmo!

E foi aí que percebi, de verdade, o quanto ter acesso à tanta informação não é tão bom assim.

Nós queremos e precisamos estar sempre tão informados (o que nunca acontece na proporção que gostaríamos) que não paramos para observar os detalhes e termos um olhar mais crítico sobre aquilo que vemos e lemos.

No meio do ano passado mesmo, depois de um bloqueio criativo, reduzi muito as minhas fontes de informações e aprendizado, pois eu não estava absorvendo mais nada.

E esse ocorrido só confirma uma das minhas metas para esse ano: expandir meus horizontes de aprendizado e conhecimento, mas com critérios, para que eu possa estudar e analisar com mais calma o conteúdo que chegar até mim.

É um grande desafio, pensando na vida que levamos hoje, mas estou disposta a buscar isso em prol de uma formação de opinião, com mais embasamento e também pensando na minha saúde mental (saiba mais sobre a campanha – Janeiro Branco – de incentivo aos cuidados com a saúde mental aqui), pois é tanto “tem que saber…”, “tem que ser…”, “tem que ter….” que esquecemos de nós mesmos, do que realmente queremos.

E, então, como você tem lidado com tantas informações que recebe diariamente?

Tirinha Mafalda

#filtrodeinformações #compartilhamento #leitura #metas #opinião #facebook #objetivos #informação #autoconhecimento

Posts recentes

Ver tudo

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações qu