Dicas para Silenciar uma Mente Ansiosa
Já comentei aqui que sou uma pessoa super ansiosa há muitos anos e sempre busquei alternativas para minimizar a minha ansiedade.
Com certeza, o meu maior desafio diário era o meu trabalho. Com a saída da empresa e seguindo novos rumos profissionais, a minha ansiedade não diminuiu, mas mudou, porque hoje tenho mais autonomia do trabalho que eu faço.
E algumas técnicas que têm me ajudado muito e silenciado um pouco essa minha mente tão acelerada e ansiosa no meu dia a dia que eu gostaria de compartilhar hoje com você. Só relembrando: autoconhecimento é muito importante para que você saiba o que melhor funciona para a sua vida.
1) Faça de um caderno e uma caneta os seus melhores amigos. A pessoa ansiosa fica o tempo todo com algum pensamento na cabeça e há a dificuldade de focar apenas em uma direção. Com o aumento da preocupação, a insônia e o cansaço começam a surgir. Então, tire o que está na sua cabeça para visualizar melhor todos os pensamentos no papel. Assim você terá uma visão geral da situação e saberá se organizar sobre isso.
2) Outro melhor amigo: post it. Use e abuse dessa maravilha, anotando objetivos, prazos e compromissos e coloque-os numa parede do seu escritório ou quarto, reservada só para isso. De novo: tirar da cabeça para colocar no papel para se organizar.
3) Em momentos de muita ansiedade, pare, respira fundo pelo menos 10 vezes, não pense em nada e relaxe. Um momento de pausa é essencial para equilibrar a mente e o corpo.
4) Encontre alguma atividade que te faça esquecer um pouco do dia a dia. Ultimamente a caminhada, música e audiobooks têm sido meu momento terapia do dia. Às vezes, não ouço nada. Simplesmente vou caminhar e me permito não pensar em nada, em curtir aquele tempo que eu estou dedicando ao meu corpo e à minha mente.
5) Estabeleça uma rotina. Por mais que dizem que rotina é muito chato e enjoa, o ser humano precisa de um direcionamento para seguir adiante e alcançar seus objetivos. Então, o que eu sugiro é que encontre a sua forma de colocar estabelecer horários e atividades para cada dia da semana e cumpri-los. Assim, não nos perdemos às tarefas e não ficamos ansiosos por isso.
É como eu ouvi esses dias:
A ansiedade faz parte de você. Do que elimina-la, por que não aceita-la e descobrir como lidar com isso da melhor forma?
#compartilhamento #organização #comportamento #desenvolvimentopessoal #autoconhecimento #ansiedade