Buscar

Meu chefe não me ouve! O que eu faço?

Nada. Não mais na empresa atual, pelo menos. Eu sei que é duro ouvir isso, mas deixa eu explicar primeiro.

Há vários fatores que podem comprometer a comunicação entre funcionários e gestores, mas num geral o que acontece é que eles acham que tem o conhecimento sobre tudo e quando tomam alguma decisão, nada tira isso deles. Claro que há situações em que realmente eles têm uma visão e experiência que você não tem sobre o assunto. Então, é válido analisar todas as alternativas e possibilidades.

O que mais me revolta nisso é como a gestão nas empresas está extremamente fraca hoje em dia. A impressão que eu tenho é que as empresas cresceram muito rápido de alguns anos atrás até o ano passado, não deram conta da demanda de informações, criaram vários departamentos e colocaram na “chefia” (diferente de liderança) profissionais que eram ótimos em lidar com assuntos operacionais, mas não com pessoas.

O que mais tenho ouvido é o quanto as pessoas estão desmotivadas por isso, pois não há um planejamento de trabalho, de prazos e muito menos de carreiras. A altíssima demanda de resultados sobre um cenário pouco organizado é muito comum e fico indignada ao ver tantos departamentos pessoais não identificando estes problemas devidamente. Resultado: alta rotatividade e queda de desempenho da empresa como um todo.

Então, gestores ou DP’s das empresas, um recado: por favor, ouçam com mais atenção os seus funcionários (os coerentes, claro). Eles podem ter a visão dos processos e da operação da empresa, algo com os quais vocês normalmente não se envolvem e que podem não admitir, mas são a base de toda empresa.

E para você, que é funcionário de alguma empresa e está nessa situação de impasse ou impotência mediante aos fatos, porque você já fez de tudo o que estava ao seu alcance, um conselho: mude você. Talvez já seja a hora de partir para um novo caminho e acredite: sempre tem alguém observando o que você faz. Sempre! Então, se você estiver realmente fazendo um ótimo trabalho, você será lembrado e recompensado por isso de alguma forma.

#aprendizado #compartilhamento #direcionamento #experiências

Posts recentes

Ver tudo

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações qu