Buscar

O perdão sempre parte de você. Não do outro.

Há um mês, mais ou menos, tenho me questionado muito sobre o meu passado. Sobre como eu já perdi tanto tempo relembrando e revivendo momentos que, eu já aprendi muito a respeito, mas que hoje não me agregam nada.

Comecei a questionar o porquê de eu constantemente lembrar de pessoas que passaram pela minha vida e deixaram uma marca dolorosa na minha jornada. Eu sabia que isso não me fazia bem de alguma forma, pois eu poderia dedicar aquele tempo à outra coisa, mas não. Eu estava lá, ainda remoendo o que havia acontecido.

E depois de assistir uma série de vídeos da Flavia Melissa e da Ariana  Schlösser, eu, enfim, entendi o que estava acontecendo.

É muito comum pensarmos que, ao sermos feridos e magoados por outra pessoa, ela/ele nos deve um pedido de perdão e como precisamos disso para seguir em frente. Será que precisamos mesmo?

Quando temos alguma decepção, seja com uma pessoa ou expectativa, nós somos os únicos que precisamos fazer as pazes com o nosso passado. Só nós vivemos o que vivemos, só nós sabemos o que aconteceu e a dimensão disso. Por isso, o perdão parte sempre de nós. De mim. De VOCÊ. Não do outro.

“Mas Fulano(a) me traiu, me humilhou, errou comigo…!!”

Então, faça a pergunta: “Como eu me sentiria se esta pessoa, hoje, me pedisse perdão?”. Você definitivamente e imediatamente faria as pazes com o seu passado?

De qualquer forma, só nós podemos fazer a escolha de seguir em frente, independente do que o outro faça. Viver em conflito com o nosso passado nos deixa ‘cegos’ às oportunidades e às coisas incríveis da vida. Só enxergamos o que aconteceu, revivemos muito o que já passou e esquecemos que só podemos escolher o presente para ser vivido de outra forma.

Para mim, há umas 2 semanas, tem sido um desafio diário, mas eu sei que o perdão é muito possível, porque já vivenciei isso da forma mais dura. Por isso, resolvi dar o primeiro passo e o peso das mágoas, enfim, tem diminuído aos poucos.

Sabendo disso, ao invés de esperar e cobrar tanto do outro, por que não mudar hoje, perdoando a pessoa e assim também, a si mesmo, fazendo as pazes com o seu passado e vivendo um presente de forma muito mais leve e plena? 

Perdoar é ser livre.


tumblr_lnfbbpgcYS1qk8tw2o1_500

#compartilhamento #espiritualidade #comportamento #experiência #desenvolvimentopessoal #autoconhecimento

Posts recentes

Ver tudo

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações qu