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Resenha de Livro "Mude seus horários, mude sua vida" (Dr. Suhas Kshirsagar)

Atualizado: 9 de mai.

Confesso que, em meio a tantos lançamentos e best sellers sobre mudança de hábitos, fiquei um tanto receosa para ler este livro, achando que seria ou um livro muito técnico ou com o mesmo discurso idealista positivista ou com fórmulas "mágicas" de saúde, sabe? Mas vi ótimas recomendações e resolvi tentar.


Sim, é um livro um pouco técnico sobre a medicina ayurveda aplicada na nossa rotina, pois traz base científica, testes e estudos de casos, mas ao mesmo tempo possui uma linguagem fluida, de fácil compreensão e muito prática. E logo de início, já prendeu a minha atenção.


Abaixo, a citação que consta na contracapa do livro e que resume bem o seu conteúdo:


“Dr. Suhas revela os benefícios de viver uma vida alinhada com os ritmos naturais do corpo. Passando longe das dietas da moda e das soluções rápidas, ele oferece sugestões reais de mudanças saudáveis, simples e viáveis."Dr. Anand Dhruva, professor da faculdade de medicina da Universidade da Califórnia

Exatamente pela praticidade e aplicabilidade que o autor traz no livro, o que eu mais gostei foram os testes de múltipla escolha, nos quais você consegue saber, de acordo com o seu perfil e metabolismo...

  • o tipo e melhor rotina de sono

  • horários e alimentação mais adequada

  • a rotina ideal de exercícios

E ele não só faz as recomendações, mas diz também sobre o nosso comportamento com relação a cada item. Por exemplo: eu tenho o considerado "sono leve". Até aí, nenhuma novidade, mas então ele menciona:


"Como o ar, você está constantemente mudando e se mexendo. Tem uma grande variedade de interesses, faz conexões entre coisas disparatadas (...) Às vezes, tem dificuldade para se decidir ou para escolher um curso de ação e talvez, se distraia facilmente"

No meu post sobre o hábito da leitura (você pode ler o post AQUI) e às vezes, no Instagram, eu menciono sobre a minha mente inquieta e o meu múltiplo interesse em assuntos para estudo, por isso de vez em quando faço conexões entre assuntos distintos e estou sempre em movimento.


E um outro ponto em comum entre esse livro e o que descobri também analisando o meu mapa astral: preciso direcionar bem a minha energia mental e exercitá-la de formas diversas ao longo do dia, pois só assim tenho uma boa noite de sono.


Levei um tempo para ler o livro, pois eu amo quando há propostas práticas, pois já saio testando tudo (ô desespero! risos) e assim como já sabia, mas esqueço na empolgação, é que hábitos não são mudados do dia para a noite. Por isso, escolhi um único hábito para mudar, pois era o mais urgente e prejudicial no momento e ele menciona no livro: o excesso de telas, no meu caso, o tal do celular.


Desativei todas as notificações, escondi alguns aplicativos para tornar o meu acesso mais difícil e isso já ajudou, não só na minha concentração, mas no meu sono também. E eu era a pessoa que dizia "eu não tenho tempo para ler este livro", mas eu tinha horas disponíveis ao longo do dia para olhar o Instagram...


Enfim, este livro superou as minhas expectativas, quero aplicar outras mudanças na minha vida, mas vou fazer isso aos poucos. Sei que isso pode me ajudar a ter uma rotina cada mais saudável e mais alinhada com o meu perfil.


Lembre-se:

Autoconhecimento > Planejamento > Rotina/Sistema > Hábitos > Objetivos Alcançados


E clique aqui para ler o livro na Amazon e depois me conta o que achou, combinado?

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