Buscar

Sobre ter ou não ter filhos

Com quase 3 anos de casados, o que eu e o meu marido mais temos ouvido, com certeza, é…

“Quando vem a Akeminha?”

“Já passou da hora de vocês terem um filho!”

“Olha que os 30 estão aí. Não pode demorar muito para ter filho.”

Você deve estar pensando que essas cobranças fazem parte do processo natural. Definitivamente não! Quando foi que alguém adquiriu poderes para me falar que passou da hora de eu ter um filho? Vida é um processo natural. O que os outros querem para a minha vida tem outro nome.

Enfim, após esse momento desabafo (desculpe!), vou entrar no ponto que interessa: ultimamente tenho questionado muito sobre ter filho(s) ou não.

“Nossa, Akemi, como assim você não quer ter filhos???” (Já me manifesto antes dos causadores de plantão…)

O que é que tem se eu não quisesse ter filhos também? É um direito meu. Seria uma escolha minha. Por que eu vou gastar muito com cada filho? Com certeza! Mas como sempre me dizem: “se pensar demais, você não tem filhos”. Por que eu deixaria de viajar e fazer algumas coisas que faço hoje? Acho que não. Acredito que mudaríamos o foco, algumas coisas demorariam mais para acontecer, mas não seria “Nossa, que sacrifício!”. Mas não é nenhum desses pontos.

Eu quero, sim, ter filho(s), mas pensando em como o mundo está hoje, será que não seria egoísmo meu ter um filho para saciar uma vontade e deixa-lo enfrentar situações de vida que é nítido que estão cada vez mais difíceis e sufocantes? Que cada geração passou por uma dificuldade…concordo, mas não acha também que o ruim antes ficou muito pior?

Eu ouvi isso algumas vezes nos últimos 2 anos. Num primeiro momento, levei um choque com as opiniões das pessoas, mas depois percebi que o questionamento era plausível. Não somos mães e/ou pais ainda, mas sim já nos preocupamos com a responsabilidade que teremos sobre um ser neste mundo tão louco!

Então, sociedade, por favor: pára de cobrar responsabilidades como estas! Os tempos mudam. As pessoas mudam. Tudo muda. Nem sempre o tempo que era considerado o “melhor” antes, será agora. Depende muito de cada mulher e temos o direito de nos reservar esse tempo, ter esses questionamentos e levarmos quanto tempo for necessário para tomarmos uma decisão. Seja qual esta for também.

Obrigada. De nada.

#experiências #compartilhamento #históriasdevida #questionamento #comportamento #aprendizado #autoconhecimento

Posts recentes

Ver tudo

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações qu