Buscar

Tudo é uma Questão de Ponto de Vista

A Patti, minha amiga e parceira do Aquele Blog, indicou um canal no Youtube para assistir e acabei viciada. É o “Coisas que Nunca Vivi (ou Evitava Viver)”.  E o vídeo abaixo foi o que mais me chamou a atenção:


O Otávio Albuquerque (ou o mais conhecido, Tavião) sempre trabalhou por conta e se viu num período que não queria mais altos e baixos na vida. Então, foi procurar um emprego e hoje, ele é colaborador da empresa Google/Youtube.

E sabe o motivo de isso ter me chamado a atenção? 

Porque a realização e estabilidade profissional que ele buscava era totalmente diferente da minha busca no último ano e assim que comecei a assistir o vídeo, pensei “Como assim??”, mas depois fui compreendendo o que aconteceu e admiti que, no lugar dele, eu faria a mesma coisa.

E nos atendimentos de coaching é ainda mais interessante observar que uma mesma situação pode ter pontos de vista diferentes. Por exemplo, uma vez perguntei para dois clientes diferentes o  que significava ser bem sucedido para eles. Um me disse “…ter tempo de qualidade com os meus filhos”. O outro, me disse “…trocar de carro todo ano e viajar todo ano com a família”.

Pelo o que cada um me definiu como sucesso, posso dizer que um é melhor que o outro? Absolutamente não!! Todos nós vivemos vidas diferentes e essa é a riqueza da vida!

Essa diversidade de ponto vista vem de educações, culturas, tradições, experiências e aprendizados diferentes que cada um encara ao longo da vida.

Claro que há situações em que precisamos chegar num mesmo ponto de vista ou num acordo para resolver o que está em questão como, por exemplo, em ambiente de trabalho. Mas, aonde eu quero chegar com essa discussão é, na verdade, propor uma reflexão assim que nos depararmos com uma perspectiva diferente da nossa: como e o quanto o ponto de vista da outra pessoa pode agregar à minha vida ou a uma determinada situação? E o quanto a minha opinião pode agregar? 

Já imaginou o quanto poderíamos mudar no mundo, tirando o melhor de cada pessoa, ao invés de apenas apontarmos o que acreditamos ser certo ou errado?

Tudo-é-uma-questão-de-ponto-de-vista-Para-a-formiga-gota-de-chuva-é-Tsunami.-Matheus-Rocha

#autoconhecimento #comportamento #experiências #trabalho

Posts recentes

Ver tudo

Eu, assim como você, estou preocupada com o futuro e passei por um luto nas primeiras duas semanas da quarentena até aceitar que os meus planos naquele momento teriam que ser adiados e que as ações qu