Você se dá um presente quando merece ou sempre que tem uma oportunidade?
O título parece uma bronca, mas não! É um texto de conscientização.
Quantas vezes nós não falamos “hoje eu me dei um presente…” ou “comprei, porque estava numa promoção e porque eu mereço também”?

Eu reforço e falei em vídeo da importância da comemoração de uma conquista, seja esta pequena ou grande (link aqui), mas achei que valia trazer essa mensagem complementar: para tudo, há um limite. Na pergunta que fiz no título, trata-se de dois pontos de vista diferentes, porque o primeiro é uma gratificação e o segundo, uma desculpa.
Para estarmos bem conscientes de nossas ações e não confundirmos o presente com qualquer oportunidade, eu relacionei 3 perguntas e gostaria que refletisse a respeito.
1) “Eu mereço” é uma frase que você fala com frequência para as coisas que você faz e principalmente, para aquilo que você compra?
2) Qual a conquista que você celebrou para cada presente que se deu?
3) As suas finanças são comprometidas com isso?
A conscientização que eu quis trazer hoje aqui é da compra compulsiva, na qual damos qualquer desculpa, principalmente a “Porque eu mereço”, para aliviar a nossa consciência sobre as compras feitas. Mas, por favor, tenha cuidado! Isso pode aliviar a sua consciência, mas não as suas Finanças.
Numa época de crise, todo cuidado é pouco para que as dívidas não se acumulem, para que guardemos mais ao final do mês e que estejamos, assim, resguardados de qualquer imprevisto.
Não estou dizendo que você não pode ter suas coisas e nem se divertir, não é isso! Tudo o que eu compartilho é uma reflexão para que seja feita conforme a sua realidade, necessidades e prioridades.
#crise #comportamento #reflexão #finançaspessoais #autoconhecimento